terça-feira, 5 de maio de 2009

RESUMO DO TEXTO ELABORADO PELO PROFESSOR DR. EDSON PEREIRA LOPES DA ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

A metodologia cientifica apresentada pelo Dr. Edson Pereira Lopes nos ensina como alcançar a eficiência nos estudos, bem como descobrir tempo para os estudos, mostrando como programar a aula, bem como aproveitar o tempo das aulas, É preciso levar consigo material adequado para o trabalho e aula do dia. Após as aulas torna-se necessário um horário de revisões para provas e exames.

Em seqüência mostra-nos neste primeiro momento a importância da leitura. Ao considerar a importância da leitura podemos perceber que ela amplia e integra o conhecimento abrindo os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a comunicação oral, disciplinando a mente sob o contrato de novas formas de abordagem do problema.

Alguém pode ler só para passar o tempo, ou para dar ares de intelectual, mas a finalidade básica da leitura é a retenção, a procura, a captação, a crítica, a integração de conhecimentos; e isso é feito, em primeiro lugar, pela procura de idéias principais.

É preciso fazer uma leitura eficiente e proveitosa. O ambiente de leitura deve reunir algumas condições. Resumindo, uma leitura de estudo nunca deve ser realizada sem se determinar de antemão seu objetivo ou propósito, sem entender parte do se lê (mesmo que seja uma outra palavra), sem avaliar, discutir e aplicar o conhecimento emanado da análise e síntese do texto lido.

A natureza da pesquisa bibliográfica - Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, requer a pesquisa bibliográfica prévia. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto. A pesquisa bibliográfica consiste no exame desse material para levantamento e análise do que já se produziu sobre o assunto que assumimos como tema de pesquisa científica.

As Fases da pesquisa bibliográfica podem seguir a seguinte ordem:

A) Escolha do assunto.
Este primeiro passo é sempre precedido de dificuldades. É necessário observar os seguintes pontos: Tendências e preferências pessoais; Aptidão – não basta gostar do assunto, é preciso ter capacidade para desenvolvê-lo; Tempo – ante o problema da escolha do assunto, é importante considerar o tempo disponível e o tempo necessário para levar a bom termo esta ou aquela pesquisa; Recursos materiais – a existência ou não de material bibliográfico disponível; A relevância do assunto – não se pode ceder à tentação, ao comodismo, à mediocridade de escolher um assunto cujo estudo e aprofundamento não contribua efetivamente para o próprio amadurecimento cultural.

B) Fontes de assuntos;

C) A Importância da delimitação do assunto - É necessário determinar o aspecto particular sob o qual o assunto será focalizado.

Na seqüência é trabalhado pelo autor desta apostila os elementos que deverão ser destacados no primeiro projeto de pesquisa são os seguintes: Enunciação do tema;

Definição dos conceitos;
Indicação clara e precisa da extensão dos conceitos, com a finalidade de determinar o assunto da pesquisa, distinguindo-a de tudo o mais sobre o que não versará;

Indicação das circunstâncias se houver, para levar o bom termo a pesquisa;

Ponderação sobre os objetivos e sobre o alcance da pesquisa, previsão do tempo disponível para seu desenvolvimento e estabelecimento de condições e viabilidade;

Definição das fases posteriores e cronograma para o seu cumprimento dentro das reais possibilidades do pesquisador para que se evitem as eternas “sinfonias inacabadas” que não ultrapassaram o estágio da coleta de material.

É preciso levantar documentação que é o acervo de textos decisivos para esclarecimento ou demonstração do problema escolhido como tema pelo pesquisador. Cada livro, artigo, documento ou texto de pesquisa, deverá ser lançado em ficha; determinando assim de forma organizada o fichário bibliográfico básico.

Após isto o Dr. Edson passa a abordar como elaborar trabalhos de pesquisa científica, onde é abordada a redação final, se fazendo necessário apresentar conteúdo do trabalho as idéias, a articulação e a estrutura lógica do texto. E por fim a apresentação material que são os aspectos técnicos da redação quanto à grafia, pontuação e tudo que concorra para a aparência física do texto.

Qualquer trabalho obedece à divisão de três partes: Introdução - tem por finalidade apresentar o problema que se vai estudar, corpo (argumentação), que é a parte mais longa do trabalho e conclusão - tem por finalidade reafirmar sinteticamente a idéia principal e os pormenores mais importantes já colocados em plena luz no corpo do trabalho. Trazendo esta consigo uma recapitulação, reafirmação do objetivo da pesquisa e apresentação para futuras pesquisas.

Ainda dentro deste aspecto de como elaborar trabalhos de pesquisa científica o autor nos fala sobre o tamanho das folhas e disposição do texto; Numeração de páginas; Como confeccionar um parágrafo; Página de Rosto; Utilidade da segunda e terceira páginas; Resumo; Abstract; Sumário –

Em seqüência apresenta a maneira de se abordar às citações textuais maiores e menores de quatros linhas e as referências Bibliográficas.

No projeto de pesquisa o professor Dr. Edson apresenta acerca do objetivo da mesma. O projeto de pesquisa de pesquisa necessita compreender as seguintes etapas: tema do projeto de pesquisa - A primeira etapa a cumprir em um projeto é o tema ou título que se pretende discorrer; delimitação da pesquisa - A delimitação consiste na indicação, de modo breve (no máximo 1500 caracteres), do tema a ser pesquisado; justificativa do tema da pesquisa - Nesta seção, o pesquisador procura demonstrar (a si mesmo e ao seu leitor) o valor do seu objeto de estudo, problema da pesquisa -

Uma das principais etapas do projeto de pesquisa; hipóteses levantadas para a pesquisa; quadro teórico da pesquisa; procedimentos metodológicos da pesquisa; cronograma da pesquisa; plano preliminar da pesquisa e referências bibliográfica da pesquisa - São as fontes primárias e secundárias que você utilizou na citação do corpo do trabalho acadêmico.

O autor orienta acerca da redação do projeto apresentando alguns princípios de comunicação de Azevedo (2001, pp. 21-24; 112-1180), destacando os seguintes pontos: compromissos básicos, que precisam ser: clareza, lógica, correção, consistência, precisão, originalidade e fidelidade. Em seguida apresenta conselhos práticos para melhor redação.

Seguindo determinações da ABNT e observando o que é mais utilizado em várias universidades passa a descrever sobre as referências bibliográficas. Tendo em vista a estrutura final de um trabalho acadêmico, o autor deste trabalho nos apresenta a seguinte estrutura final de um para o mesmo.

a) Apresentação, compreendendo; Capa do trabalho, instituição, título, autor, local e data. A capa final do trabalho deve ser vermelha, com letras douradas e com lombada vertical em que o nome do autor comece de cima para baixo, e no final da lombada o ano deve ser posto em sentido horizontal.

b) Página de Rosto segundo modelo prescrito nesta apostila.

c) Página para o uso da Banca Examinadora, segundo modelo também prescrito.

d). Resumo em língua portuguesa.

e) Abstract (Inglês ou Espanhol).

f) Sumário.

h) Introdução, compreendendo os seguintes passos: Tema, delimitação do tema, objetivo geral, objetivo específico, tema, delimitação do tema, justificativa, problema, hipóteses, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, revisão de literatura, revisão bibliográfica, roteiro provisório, cronograma, referências bibliográficas (Resumo).

i) Desenvolvimento da pesquisa.

j) Considerações Finais.

k) Referências Bibliográficas. O autor nos apresenta alguns modelos de referências bibliográficas e como sugerir livros ou outros para leituras.
Indica-se como tamanho das folhas A4, e o espaçamento da pesquisa deve ser: 1,5 ou duplo.

Na formatação as margens deverão seguir aos seguintes padrões: margem esquerda 4 cm (devido a encadernação), margem direita 2,5 cm, e, as margens superiores e inferiores podem seguir a mesma que o computador oferece. Ao numerar a página deve-se formatá-la no canto direito do início da página (cabeçalho).

As citações diretas até quatro linhas devem ser postas entre aspas, no corpo da pesquisa. Acima de quatro linhas, fora do corpo do trabalho. O comum é utilizar a citação americana, isto é, AUTOR, DATA E PÁGINA entre parêntese no corpo do trabalho. Podem acontecer algumas recriações na apropriação do texto, as quais devem ser registradas, conforme normas estabelecidas são elas: elipses – supressão de palavras ou frases. A supressão deve ser indicada por um sinal [(...)] e interpolações – acréscimo de palavras ou frases. Deve ser indicada com o sinal [ ].

As nossas citações devem ser oriundas de fontes primárias para evitar o conhecido “apud”, o qual demonstra pouca profundidade nas literaturas relativas ao seu objeto de pesquisa.

Na próxima parte da apostila, o autor apresenta um exemplo de projeto de TGI com as seguintes observações: (

1) A estrutura de um projeto tem que ser em negrito;

(2) As citações são indiretas e diretas.

(3) Devemos seguir a forma de citação americana.

(4) Deve-se observar que em cada parte da estrutura do projeto há um início de sentenças.

(5) Nosso projeto tem que estar fundamentado em algum livro de metodologia científica.

Deste ponto em diante segue os tópicos do exemplo de um projeto com todas as suas partes orientando: Título Provisório. Delimitação do tema (procure focar o máximo o seu título ou tema). Objetivos gerais e específicos (pergunta norteadora para alcançar o objetivo: “Qual o meu objetivo ao pesquisar determinado assunto?” Há necessidade de se demonstrar com a maior clareza possível seus objetivos).

Problema (Por que pretendo pesquisar determinado título?). Hipóteses (são respostas provisórias ao problema acima). Relevância ou justificativa da pesquisa (qual a importância da sua pesquisa? Pode-se citar na relevância o que te despertou para pesquisar tal assunto, entretanto, nunca esqueça de fundamentar a importância de sua pesquisa). Metodologia (Refere-se ao caminho que você percorrerá para alcançar seu objetivo. Pode utilizar pesquisa de campo, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, etc.).

Referencial teórico (Nesta parte você demonstra dentre suas referências bibliográficas, os livros mais importantes para sua pesquisa). Revisão de literatura (Uma vez definido o título, há necessidade de que você pesquise se alguém já escreveu acerca do assunto de sua pesquisa. Roteiro Provisório e por fim as considerações finais.

Por fim no final de seu trabalho orienta sobre a estrutura de um resumo e conclui mostrando o que é um texto científico com toda a sua estrutura.

Fonte: http://barhuque.blogspot.com/2009/04/resumo-do-texto-elaborado-pelo-prof-dr.html

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