sábado, 3 de janeiro de 2009

CURSO DE FILOSOFIA REFORMACIONAL. Gratuito, pela internet e com certificado de participação.

FAÇA O CURSO DE FILOSOFIA REFORMACIONAL!

PARA ALCANÇAR QUALIDADE NO PENSAR, PRECISAMOS SUPERAR OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA DO NATURALISMO, SECULARISMO E MATERIALISMO:

1. A matéria existe eternamente e é tudo o que existe.
2. O cosmo existe como uma uniformidade de causa e efeito num sistema fechado.
3. Os seres humanos são “máquinas” complexas; a personalidade e uma inter-relação de propriedades químicas e físicas que ainda não entendemos totalmente.
4. A morte é a extinção da personalidade e da individualidade.
5. A história é uma corrente linear de eventos vinculada por causa e efeito, mas sem proposta abrangente.
6. A ética está relacionada apenas aos seres humanos.

Elaborado pelo Prof. Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho – AKET – Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares. ( http://www.aket.org.br/ )

Supervisão e Coordenação do Curso pela internet: Prof. Luis Cavalcante – Membro da AKET ( http://www.aket.org.br/ ) e Diretor do Instituto de Educação e Cultura Reformada.- E-mail: prof.luiscavalcante@bol.com.br. Colaboração de diversos autores e contribuições de sites, blogs e suas respectivas fontes.

Peço que você possa agora abrir as Escrituras Sagradas e examinar o texto de II Coríntios 10:4-5: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, PARA DESTRUIR FORTALEZAS, anulando nós sofismas e TODA ALTIVEZ que se levante contra o CONHECIMENTO DE DEUS, e levando cativo TODO PENSAMENTO à obediência de CRISTO”. (grifo nosso) Esse curso têm como objetivo preparar você para DESTRUIR FORTALEZAS (falsos pensamentos extremamente bem elaborados), ANULAR SOFISMAS (idéias com aparência de verdade, meia-verdade) e DESTRUIR E ANULAR todo pressuposto, conhecimento e TEORIAS ARROGANTES, NATURALISTAS e ANTI-SOBRENATURAL que se levante contra o CONHECIMENTO DEUS. Você será estimulado a desenvolver uma capacidade acadêmica, intelectual e científica de PENSAR TEORIAS e PENSAMENTOS VERDADEIROS; isto só acontece quando o pensar científico é libertado da crença e ideologia da AUTONOMIA DA RAZÃO para a SUBMISSÃO, DEPENDÊNCIA E OBEDIÊNCIA AO SENHORIO DE CRISTO, em qualquer área do conhecimento humano.

O QUE É A FILOSOFIA REFORMACIONAL?

Primeiramente, é claro, precisamos saber o que é filosofia. Mas há tantas definições de filosofia quanto existem filósofos; cada um tem um projeto filosófico diferente tornando quase impossível uma definição universal de filosofia. Isso, por um lado, não nos impede de fazer tentativas para encontrar algo comum às diversas filosofias. Por outro lado, nos dá liberdade para fazer novas propostas. De um modo geral, podemos dizer que uma tarefa básica da filosofia é a crítica. No tempo dos Sofistas e de Sócrates, foi posto no centro da filosofia o questionamento, a pergunta crítica. Não se trata aqui apenas da pergunta pelo saber, como encontramos na ciência moderna, mas a pergunta crítica pelo saber; a pergunta que se volta sobre as respostas e as tornam objeto de perguntas. Foi assim que Sócrates nos ensinou a filosofar.

Mas antes dele, os pré-socráticos perguntavam sobre o cosmo. Eles queriam saber qual a sua estrutura, sua constituição básica. Essa pergunta pela totalidade, pelo sentido total do cosmo, utilizando a razão é mais antiga que Sócrates, e foi através dela que a filosofia ocidental teve início. De um modo ou de outro, mesmo quando estamos ocupados com a crítica de qualquer coisa, o fazemos a partir de uma visão de mundo, e esse ponto de partida deve, finalmente, ser objeto de análise e compreensão. Ninguém crítica a partir do “nada”; para colocar algo “entre parêntesis” e realizar uma análise, é preciso ter algo “fora” dos parêntesis; é preciso um sistema para realizar a análise, uma base de comparação.

Origens da Filosofia Reformada

A filosofia reformada ou reformacional, é um movimento que teve origem na Holanda, no início do século XX, através do trabalho de Herman Dooyeweerd e de seu cunhado, D. T. H. Vollenhoven. Ambos foram professores na Universidade Livre de Amsterdam, e desenvolveram sistemas de filosofia cristã inspirados no pensamento neo-calvinista de Abraham Kuyper, teólogo, jornalista, estadista e primeiro ministro cristão holandês. A característica básica do pensamento reformacional é a negação de toda autonomia humana em relação a Deus. Kuyper disse certa vez que “não há um único centímetro, em todos os departamentos da vida humana, sobre o qual Cristo, o Senhor de todos, não diga: é meu”. Segundo Kuyper, o cristianismo não seria um “culto” ou uma “doutrina”, meramente, mas um sistema total de vida e pensamento, uma “biocosmovisão”. Com essa compreensão ele dedicou sua vida à reforma da vida cultural holandesa a partir do evangelho.

Influenciados pelo ideal de Kuyper, um sem-número de intelectuais, filósofos, cientistas e políticos cristãos dedicaram-se a reformar a cultura. Dooyeweerd e Vollenhoven dedicaram-se à filosofia, procurando empreender uma ampla reforma do pensamento teórico. Esses filósofos perceberam que o domínio do humanismo sobre a intelectualidade ocidental precisava ser quebrado, se o cristianismo pretendesse se articular como um sistema total de vida, e isso não seria possível se os cristãos continuassem lutando com as mesmas armas do inimigo, utilizando sistemas filosóficos contrários à cosmovisão cristã. Assim dedicaram-se à reforma radical do pensamento teórico, procurando reconstituir a filosofia desde suas bases, de forma coerente com a cosmovisão Bíblica. Surgiu assim a filosofia reformacional, distinguindo-se da filosofia humanista e da filosofia escolástica católica, comprometida com a correção permanente do pensamento a partir do evangelho.

Kuyperianismo e Filosofia

A perspectiva Kuyperiana ofereceu uma orientação bem definida para a filosofia cristã. Em primeiro lugar, naturalmente, mostrou a necessidade de uma nova crítica do pensamento filosófico. A filosofia ocidental ignora a crença em Deus sistematicamente, não simplesmente negando sua existência, mas evitando pressupor essa existência ao tratar dos problemas filosóficos, isto é, considerando-o irrelevante para a filosofia. Uma vez que na perspectiva bíblica todas as dimensões da vida devem operar Coram Deo, diante de Deus, esse estado de coisas é inaceitável ao cristão, não somente porque não está de acordo com a sua religião, mas porque não está de acordo com a estrutura da própria realidade!

Portanto, é necessária uma nova crítica de tudo o que a mente secular tem produzido desde os gregos. Mas, além disso, é preciso lembrar, não há crítica sem ponto de partida, sem visão de mundo. Isso implica, portanto, a necessidade de articular uma visão de totalidade, procurando explicar racionalmente a estrutura básica do cosmo, e localizando, inclusive, o lugar da razão no cosmo. Uma das características mais importantes do pensamento reformacional é esse compromisso com uma explicação da totalidade do cosmo.

E aqui se encontra a principal contribuição do pensamento Kuyperiano para o cristianismo contemporâneo: a idéia de tomar a cosmovisão cristã não como o resultado de uma reflexão filosófica e científica, para convencer os incrédulos usando a cosmovisão deles, mas como o ponto de partida para realizar toda reflexão filosófica e científica, trazendo os incrédulos para a nossa cosmovisão. Afinal de contas, para salvar alguém num barco furado, é muito melhor trazê-lo para o nosso barco, do que entrar no barco dele para ajudá-lo a tirar a água! Essa nova perspectiva é geralmente denominada pressuposicionalismo.

A proposta filosófica dos gregos, tanto em seu estágio mais primitivo, “cosmológico”, como em sua forma “socrática”, não está errada do ponto de vista formal. Sua falha está no dogma da autonomia religiosa da razão. Esse dogma foi adotado no pensamento humanista moderno e contemporâneo, sendo pressuposto acriticamente pela maior parte dos pensadores seculares – e até pelos cristãos! Kuyper e Dooyeweerd desafiaram esse dogma ao sustentar que a filosofia pode e deve ser conduzida pelos cristãos trocando a centralidade da razão pela centralidade da religião.

Nosso Caminho

Nosso caminho nesse estudo será a apresentação da filosofia reformacional, desenvolvida por pensadores reformados a partir da cosmovisão bíblica expressa no pensamento de Agostinho, João Calvino e Abraham Kuyper. O estudo será basicamente uma exposição do pensamento de Herman Dooyeweerd, o principal filósofo reformado do século XX, mas tomaremos liberdades apresentando idéias de outros filósofos e também algumas idéias próprias. A primeira parte trata da crítica transcendental do pensamento teórico; a segunda oferece uma apresentação sistemática da filosofia reformacional. Ao fim do estudo o leitor tem um apêndice com alguns trechos de Dooyeweerd em inglês e um glossário de filosofia reformacional.

ÍNDICE

I. O que é a Filosofia Reformacional?

II. A Idéia de uma Crítica Transcendental do Pensamento Teórico

III. As Condições Transcendentais do Pensamento Teórico

VI. As Raízes Religiosas do Pensamento Ocidental

V. A Idéia Cosmonômica do Pensamento Teórico

VI. Teoria Geral das Esferas Modais

VII. Teoria da Estrutura das Entidades Temporais

VIII. Teoria das Inter-relações Estruturais

IX. Teoria do Conhecimento

X. Teoria da Ação

Apêndice 1

1: Excerptos de Dooyeweerd (Glenn Friesen) Apêndice

2: Glossário de Filosofia Reformacional (A. Wolters)

Bibliografia

Apêndice 2

Outros textos afins

Solicitar a FICHA OU FORMULÁRIO DE MATRÍCULA no e-mail: prof.luiscavalcante@bol.com.br

11 comentários:

  1. estou tentando entrar em contato para receber o curso
    macedo@ibnsm.com

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  2. solicitei o curso nos e-mail disponiveis porem ainda não obive resposta.
    mjr2001@bol.com.br

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  3. eu tambem quero este cruso

    victortritone@gmail.com

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  4. Olá,
    Eu também tenho interesse no curso.
    Grato,
    rodomar.ramlow@gmail.com

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  5. Enviei email para o autor do curso diversas vezes, porém não obtive êxito e gostaria muito de fazer este curso. Se alguém souber de algo relacionado ao curso por favor me mantenha informado.
    Preciso de uma dissertação do CURSO MESTRADO EM TEOLOGIA, QUALQUER TEMA COM URGÊNCIA.
    email: ednaldoventuradacosta@gmail.com

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  6. Solicitei o curso via email , porém não obtive respostas.
    Aguardo o curso no meu email: ednaldoventuradacosta@gmail.com

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  7. Prof. Luís

    Acho que a 5 ou 6 meses solicitei o curso filosofia reformacional e outros que o senhor diz ser gratuito, porém, nunca recebi uma resposta da parte do irmão.
    Por favor se o curso existe mesmo envie para os interessados. O que vejo é o que ocorre comigo, está ocorrendo com todos que solicitam os seus cursos gratuitos.

    Estamos no aguardo.

    Meu email: ednaldoventuradacosta@gmail.com

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  8. manda pra mim. luis.birigui@yahoo.com.br . Deus abençoe

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  9. Também quero muito fazer esse curso.
    pedrorrs@hotmail.com

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  10. Gostaria de fazê-lo também, se possível. thiago_dylan@yahoo.com.br

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